terça-feira, 17 de março de 2009

Dia 11, quarta de manhã: museu da moeda

Na quarta-feira iríamos passar o dia em Gamla Stan (a cidade velha), tínhamos vários museus a visitar. O primeiro deles foi o museu da moeda. Eis aqui eu no metrô, indo para Gamla Stan:


E aqui começa nossa terceira visita à Gamla Stan! Desse jeito, vamos conhecer a região como a palma da nossa mão. ;-)


As ruas em Gamla Stan são realmente estreitas:

É impressionante como as ruelas e os prédios antigos são bem conservados.

Uma imagem da praça onde fica o museu da moeda:


Por essa praça, os carros também passam e os motoristas não respeitam muito os pedestres, não. A gente tem que ficar esperto, se não eles passam por cima...

E aqui o museu da moeda:

Dois ou três prédios mais para baixo desse museu fica uma livraria ótima, da qual já falamos num post anterior. Vale a pena a visita! Foi lá que eu comprei um livro de uma grande escritora sueca traduzido em francês. Não vejo a hora de começar a lê-lo. Quem sabe, no verão...

E mais de perto:

No grande cartaz, o museu anuncia sua grande atração: a exposição da maior moeda do mundo, de origem sueca e que pesa 19 kg! Valdir fez questão de vir a esse museu só pra ver e tentar levantar o tal metal.

Eu dentro do museu, perto de um quadro de notas do mundo inteiro:

Visitar museus da moeda não é meu programa preferido, mas Valdir adora. Então, vim apenas acompanhá-lo. Mas devo dizer que adorei ver todas as moedas usadas na Suécia desde priscas eras e, principalmente, as vitrinas com medalhões que são dados como prêmios a pessoas que se destacam na sociedade. Alguns eram verdadeiras obras de arte do design moderno. Adorei!

Venci o desafio, consegui levantar a moeda mais pesada do mundo!


Pronto! Taí o Valdir todo feliz por ter superado o desafio de levantar a moeda mais pesada do mundo. Que proeza! Que vigor! Palmas!

Agora, as perguntas que não querem calar : quem teve a idéia de fazer um negócio desse tamanho? Será que o feliz proprietário dessa moeda tinha um porta-moedas condizente? Se ele quisesse comprar só um chiclete, o padeiro dava o troco?

2 comentários:

  1. Aí, Valdir! Parabéns! Só faltou você colocar a "moedinha" no bolso!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sueli!

    Como você pode ver, a moeda está em cima de um trenó. Acho que o pessoal não colocava a moeda no bolso (haja bolso!), tinham que ficar passeando com a moeda pela cidade em cima de trenós... :-)

    Eu não li nada a respeito mas imagino que o troco era bem mais leve, devia pesar só uns quinze quilos... :-) :-)

    ResponderExcluir