terça-feira, 17 de março de 2009

Dia 10, terça à tarde: Museu Nórdico

Fomos ao museu nórdico, um prédio que parece um palácio. Logo na entrada tem uma estátua enorme do primeiro rei da dinastia Vasa:




Sim, é ele mesmo: o Vasa, cujo nome foi usado pra batizar o mega super hiper navio que afundou novinho em folha... Mas olha como o moço é imponente! E o nome desse lugar é "Nordiska Museet".


Rose gosta de design:



Esse museu conserva uma bela coleção de objetos e acessórios utilisados pelos suecos durante boa parte de sua história. E claro que minha parte preferida foi ver os objetos dos grandes designers suecos da nossa era. Babei de montão!

Rose prestando atenção na explicação em seu fone de ouvido:



Que exposição instrutiva e interessante!

O saguão principal do museu (é enorme!):



Tudo aqui é muito imponente, igual àquele senhor Vasa lá da frente do museu... Eis aqui outro lugar de tirar o fôlego.

E tome exposição!



O idealizador desse museu tinha um único objetivo: reunir tudo o que já foi produzido nos países nórdicos a fim de que fossem conservados para a posteridade. Ele não queria que a cultura nórdica desaparecesse. Ele não tinha muito dinheiro, mas tinha uma máxima genial: "Se eu for esperar ter dinheiro para fazer o que quero, eu nunca farei nada".

Por causa desta vitrine e da explicação que ouvimos em nossos fones de ouvido, Rose decidiu fazer um "chá sueco" em casa:



Adorei essa idéia do chá sueco. Vou fazer um lá em casa. Só falta eu comprar umas belas xícaras. Vou preparar dois tipos de bolos, dois tipos de pães doces e dois tipos de biscoitos, como manda o figurino. Se o chá tem menos iguarias que isso, quer dizer que a anfitriã não tem muitas posses. Além disso, as convidadas eram servidas de acordo com uma regra pré-estabelecida: as mulheres mais velhas primeiro, caso fossem casadas. Ah, e a outra regra de boas maneiras era hilária: a convidada só podia aceitar o biscoito depois que a serviçal lhe tivesse servido pela terceira vez. Se você pegasse na segunda era falta de educação! Ahahaha! Eu achei demais! Lá em casa não vai ter nada disso!

3 comentários:

  1. Rose, socorro! Como seria bom você aqui para me ajudar a montar meu novo apê... Tenho tantas dúvidas... E o dindim também não está sobrando...

    ResponderExcluir
  2. Menina, estou me esbaladando aqui em casa agora. Nessas duas últimas semanas, vesti meu macacão de designer e mandei ver: mandei pintar a casa (troquei as cores das paredes), mudei o carpete das escadas e troquei o estilo das cortinas. Dei uma arejada na casa! Só não faço mais, porque também sofro do mesmo mal que você: tenho muitas idéias mirabolantes, mas pouco dinheiro sobrando. E tenha certeza de que eu adoraria estar aí dando meus pitacos na sua decoração.

    ResponderExcluir
  3. Puts Rose, esta história do chá é muito engraçada mesmo. Mais uma vantagem de ser casada e esta história de oferecer 3 vezes foi o fim !!

    ResponderExcluir